O 9º Consinjus (Congresso dos Servidores da Justiça de Minas Gerais), promovido pelo Sinjus/MG, entidade representativa dos servidores da 2ª Instância da Justiça estadual, foi realizado no período de 11 a 14 de abril, no Hotel Tauá, no município de Caeté, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O coordenador geral do SITRAEMG Hebe-Del Kader Bicalho esteve presente no debate de abertura do evento, juntamente com representantes de outras entidades sindicais.
Reiterando o apoio do SITRAEMG à greve dos servidores da Justiça estadual, iniciada em 13 de março último, Hebe-Del Kader mencionou as greves dos servidores do Judiciário Federal entre 2009 e 2012 e destacou: “As únicas pessoas que farão a luta de vocês ser vitoriosa são vocês mesmos”.
O coordenador-geral do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Minas Gerais (Sindsemp), Eduardo Maia, fez a leitura de uma carta aberta assinada pela diretoria, na qual parabenizaram a luta dos serventuários do TJMG e manifestaram solidariedade à categoria. Ele ressaltou o movimento unificado dos três sindicatos (Sinjus/MG, Sindojus/MG e Serjusmig) e afirmou que, somente com a união da categoria, será possível suplantar as injustiças.
O presidente da Fenajud, Federação nacional dos servidores do Poder Judiciário dos estados, Walter de Assis Macedo, parabenizou a diretoria do Sinjus/MG pela coragem e dedicação para “tocar este Congresso em meio ao momento de greve”. Ele também destacou o apoio da Federação ao movimento grevista. Também manifestaram solidariedade os representantes do Sintaj-BA, Dionízio Jânio de Souza; e do Sindijudiciário-ES, José Carolino Costa.
Participação
Robert França, coordenador geral do Sinjus/MG, destacou, ainda, que o Congresso estava acontecendo em um momento histórico para a categoria. “Essa é a maior greve de nossa categoria, já com um mês de duração. E também é a primeira Greve Geral unificada do Judiciário. Precisamos estar cada vez mais unidos, conscientes e mobilizados para vencer essa batalha”, ressaltou. E concluiu enfatizando que “essa luta é de todos”!
Fonte: SINJUS/MG