Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Justiça Federal: mais informações sobre a inauguração da 3ª VF de Montes Claros

Compartilhe

Conforme o SITRAEMG já informou (leia AQUI), na última segunda-feira (18), foi inaugurada a 3ª Vara Federal de Montes Claros. A solenidade de inauguração foi realizada na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), com presença de várias autoridades, entre as quais o diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG), juiz federal Guilherme Mendonça Doehler, e do prefeito da cidade, Rui Muniz. A coordenadora geral do SITRAEMG, Lúcia Maria Bernardes, que nesta semana visita os do Judiciário Federal em várias cidades do Norte de Minas, também esteve presente.

Leia a seguir, a íntegra da cobertura da Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Federal da 1 Região ao evento:

“Subseção Judiciária de Montes Claros inaugura 3.ª Vara Federal

A Subseção Judiciária de Montes Claros, município localizado ao norte do estado de Minas Gerais e distante 422 km da capital Belo Horizonte, acaba de ser ampliada. Nesta segunda-feira, dia 18 de março, o presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, desembargador federal Mário César Ribeiro, inaugurou a 3.ª Vara Federal do órgão.

A partir de agora, a população de Montes Claros – cerca de 400 mil habitantes – e os cidadãos de mais 96 municípios sob jurisdição da Justiça Federal local contam também com os serviços da nova vara criada pela Lei 12.011 de 2009, que terá competência geral e especializada de juizado especial federal adjunto, neste caso, processando e julgando causas cíveis e criminais com valores de até 60 salários mínimos.

A solenidade de abertura aconteceu na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e foi conduzida pelo presidente Mário César Ribeiro, ao lado do diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, Guilherme Mendonça Doehler, e de Carlos Henrique Borlido Haddad, diretor da Subseção Judiciária de Montes Claros. Compuseram também a mesa de honra os desembargadores federais Luciano Amaral e Eustáquio Silveira, além de autoridades representantes do município: o prefeito Rui Adriano Borges Muniz; o representante do presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Prates; a juíza da 1.ª Vara do Trabalho, Cristina Adelaide Custódio; o procurador da República, Alan Versiani de Paula, e o presidente da OAB local, Herbert Alcântara.

Ao iniciar o discurso, o desembargador Mário César Ribeiro destacou algumas das principais características de Montes Claros e a chamou de “progressista”, por ser considerada um importante centro universitário e estar entre os 10 maiores polos econômicos da região mineira.

O município, geograficamente localizado na bacia do Rio São Francisco, possui vegetação predominante de cerrado e atualmente ameaçada de extinção. Na oportunidade, o presidente reforçou a necessidade de colocar em prática os princípios que regem a Lei Ambiental n.º 6.938, de 1981, e destacou o art. 4.º da Política Nacional de Meio Ambiente, que estabelece:“a política do meio ambiente visará à compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico”.

Preocupado com a questão, Mário César Ribeiro afirmou que o TRF da Primeira Região está movendo esforços para combater o quadro que ameaça questões ambientais como a devastação do cerrado e que “possibilitem apoiar ações dos entes públicos, com vistas a garantir o desenvolvimento sustentável dessa área. Planejamos, em futuro breve, instalar Varas da Justiça Federal especializadas no cerrado, dotadas de peritos, profissionais técnicos especializados, para dar o necessário apoio aos nossos julgadores”, revelou o desembargador.

A jovem subseção, inaugurada em 25 de outubro de 2005, já conta com uma expressiva demanda processual. Para o presidente, a instalação da 3.ª Vara é um reforço que chega em boa hora. “Ela irá desafogar a primeira e a segunda varas desta Subseção Judiciária, onde tramitam, segundo dados de janeiro deste ano, 15.617 processos”, afirmou.

Titular da 1.ª Vara Federal, o juiz federal e diretor da Subseção de Montes Claros, Carlos Henrique Borlido Haddad, responderá também pela nova vara até que a nomeação do magistrado titular seja oficializada. O presidente lembrou que Haddad ganhou o Prêmio Innovare no ano de 2009, por ter adotado práticas para solucionar conflitos fundiários em projetos de assentamento destinados à reforma agrária quando atuou na Subseção Judiciária de Marabá, no sul do Pará. “Desejamos ao ilustre magistrado que esse sucesso e a preocupação com o aperfeiçoamento de nossas práticas sejam uma constante em suas novas atribuições”, disse Mário César Ribeiro.

Ao final do seu discurso, o presidente parabenizou o município de Montes Claros pelo aniversário de 156 anos, a ser comemorado no próximo dia 3 de julho. “Que São Sebastião e São José intercedam junto à Nossa Senhora da Conceição, para que ela abençoe o povo querido de Montes Claros, estendendo suas bênçãos aos magistrados, servidores, prestadores de serviço e estagiários da Justiça Federal que aqui continuarão a dar o melhor de si, para que o povo monte-clarense tenha uma Justiça célere, moderna e efetiva”, finalizou.

Nas palavras do diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, Guilherme Doehler, a inauguração da 3.ª Vara Federal de Montes Claros beneficiará cidadãos menos favorecidos que vivem nas localidades de difícil acesso à Justiça Federal local. “Este é mais um passo dado pelo Poder Judiciário que propiciará às comunidades alcançadas pela jurisdição desta Subseção Judiciária melhoria de atendimento, maior celeridade e qualidade dos julgamentos, mediante melhor distribuição da carga de trabalho de juízes e colaboradores”, afirmou o magistrado em seu discurso.

Doehler agradeceu o presidente Mário César pelo empenho na antecipação da instalação da nova vara e em especial ao juiz federal Carlos Haddad, pela dedicação “abnegada e ímpar para que os trabalhos de adaptação física estivessem concluídos na presente data”. Na oportunidade, estendeu seus agradecimentos, em nome da Justiça federal de Minas Gerais, aos magistrados e colaboradores da Subseção de Montes Claros e ao diretor da secretaria administrativa da Seccional mineira, Geraldo Caixeta Oliveira, e equipe pela dedicação aos trabalhos junto à 3. Vara. Em seguida, Caixeta fez a leitura da Ata de Instalação da nova vara para assinatura das autoridades competentes.

Ao tomar a palavra, o juiz federal e diretor da Subseção de Montes Claros, Carlos Henrique Borlido Haddad, fez um breve discurso pontuado pelo sentimento de gratidão a cada uma das pessoas que de alguma maneira colaboraram para a concretização da instalação da 3.ª Vara, do presidente “aos colaboradores que trabalharam no anonimato”, afirmou Haddad. Na ocasião, o magistrado fez um agradecimento especial ao servidor e supervisor da Seção de Administração Financeira e Patrimonial da Subseção de Montes Claros, João Bosco, pela intensa dedicação à criação e implementação da estrutura física das instalações da vara.

O descerramento da placa de inauguração da nova vara, o desenlace da fita, a visita às instalações e a posse dos novos servidores marcaram a segunda etapa da solenidade realizada na sede da Subseção. Os sete empossados receberam as boas-vindas e desejos de sucesso do presidente Mário César Ribeiro, do diretor do foro de Minas Gerais, Guilherme Doehler, e do diretor da Subseção de Montes Claros, Carlos Haddad.

Natural de Montes Claros, João Ricardo, 27 anos, analista judiciário, área judiciária, comemora o retorno à cidade. “É uma grande satisfação retornar a Montes Claros, para perto da família e amigos, após 3 anos de estudos e trabalho em Brasília. Espero bem servir à Justiça Federal”, afirmou. Para Mônica Curbino Dias Bicalho, técnico judiciário, área administrativa, a nomeação “foi resultado de muita dedicação. Um dos principais fatores que me motivaram a prestar o concurso, mais do que a carreira que pode ser maravilhosa, foi justamente saber com o que eu trabalharia aqui dentro: a competência da Justiça Federal que, para mim, pode consertar o Brasil”, resumiu Mônica.

Presenças – além das autoridades que compuseram a mesa de honra estiveram presentes à solenidade o secretário-geral da Presidência do TRF, Paulo Cardoso de Oliveira; o presidente da Comissão de Instalação das Novas Varas, Carlos Frederico Maia Bezerra; o diretor da Secretaria Administrativa da Seção Judiciária de Minas Gerais, Geraldo Caixeta; a diretora de Secretaria da Subseção Judiciária de Montes Claros, Carla Atayde Bomtempo Dofiny; a coordenadora–geral do Sindicato dos Trabalhadores do Estado de Minas Gerais (SITRAEMG), Lucia Bernardes, servidores, demais autoridades e convidados.”

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/Tribunal Regional Federal da 1.ª Região

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags