IR sobre salários adicionais dos senadores: campanha lançada pelo SITRAEMG continua rendendo esclarecimentos

Compartilhe

O SITRAEMG mantém em destaque em seu site (um dos banners disponíveis no alto da página principal) o chamado para que servidores do Judiciário e todos os demais internautas que acessem a página possam enviar aos senadores da República sua mensagem de protesto contra a decisão do Senado de pagar ele próprio os valores referentes ao Imposto de Renda devidos pelos parlamentares pelos 14º e 15º salários que recebem (veja aqui).

Conforme informações do próprio Senado e de outros veículos noticiosos, o senador Álvaro Dias (PSDB/PR) já teria desembolsado R$ 73 mil pelo IR não recolhido; Eduardo Suplicy (PT/SP) anunciou sua decisão de quitar o valor devido – R$ 49,9 mil; e Randolfe Rodrigues (PSOL/PA), por sua vez, informa que já solicitou à Receita a indicação do valor que deve e diz esperar que a Casa vote, até o final da atual legislatura, a extinção desses adicionais. E em resposta à mensagem de protesto enviada pelo site do SITRAEMG, o próprio senador Álvaro Dias e os colegas Cássio Cunha Lima (PSDB/PB), José Pimentel (PT/PE), Luiz Henrique  (PMDB/SC) e Pedro Simon (PMDB/RS) sustentaram ter utilizado recursos próprios para quitar o imposto recolhido dos seus salários extras (veja aqui).

Esta semana foi a vez do senador Paulo Bauer (PSDB/SC) responder ao protesto. “Sr(a) Senador(a), Bom dia, Em resposta à sua mensagem referente ao pagamento do Imposto de Renda do 14º e 15º salários dos Senadores, informo que, no último dia 17 de outubro de 2012, encaminhei ofício ao presidente do Senado, senador José Sarney, explicando que o pagamento, por parte desta Casa, não coincide com os princípios públicos que defendo. Deste modo, preferi pagar o valor devido, pois entendo que é de minha responsabilidade.  Incluo em anexo uma cópia do documento, caso seja de seu interesse conferir. Informo ainda que participei da sessão do Senado na qual foi votado – e aprovado – o Projeto de Decreto Legislativo que prevê a extinção do benefício do 14º e 15º salários. A votação contou com o meu voto favorável. A matéria agora tramita na Câmara dos Deputados onde, espero, também seja aprovada. Paulo Bauer – Senador (PSDB-SC)”, escreveu o senador catarinense em mensagem encaminhada à coordenadora geral do SITRAEMG Lúcia Maria Bernardes de Freitas e aos funcionários da Assessoria de Comunicação Flávio Faustino e Gil Carlos Dias, na quarta-feira, 19.

Os internautas podem continuar enviando o protesto aos senadores. Para isso, basta acessar o site do Sindicato (localhost/sitraemg), localizar o banner com a chamada “O Senado vai bancar o Imposto de Renda devido pelos senadores – Você concorda com isso? Manifeste-se aqui”, em destaque no alto da página principal, clicar ao final do texto, preencher seu nome e seu e-mail e enviar a mensagem. Para localizar direto a mensagem, clique aqui.

O SITRAEMG está tentando um contato com a assessoria do Senado objetivando obter informações mais detalhadas sobre quais os senadores pagaram com recursos próprios o Imposto de Renda devido e quais tiveram esses valores bancados pela própria Casa. Assim que obtiver esses dados, os divulgará amplamente em seus veículos de comunicação. Afinal, os senadores exercem cargo público e a Lei de Acesso à Informação faculta a todos os cidadãos brasileiros o direito a todas essas informações.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags