Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Justiça Trabalhista de Contagem também ganha mais uma VT e inaugura o PJe

Compartilhe

Os coordenadores do SITRAEMG Artalide Lopes Cunha e Hebe-Del Kader Bicalho, além do filiado e presidente da Assojaf-MG, Welington Gonçalves, representaram o Sindicato ontem, 19, em mais uma solenidade de inauguração de Vara Trabalhista e instalação do Processo Judicial eletrônico (PJe-JT). Desta vez, no município de Contagem, onde o Foro Trabalhista recebeu sua 6ª VT.

A criação de mais uma Vara no município se deve à grande movimentação processual na cidade, onde, em 2012, tramitaram aproximadamente 16.500 processos, ou seja, 3300 em cada uma das Varas. Segundo a legislação, a média deve ser de 1.500 por Vara.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen, e a presidente do TRT-MG, desembargadora Deoclécia Amorelli, prestigiaram a solenidade e, durante seus pronunciamentos, enalteceram a cidade de Contagem. Dalazen disse que a implantação do PJe, que hoje se encontra em 17% das Varas trabalhistas (VT) do país, superada a meta de 10% prevista para este ano, é uma grande conquista social. Com a implantação do Processo, segundo Dalazen, serão muitos os ganhos, e para todos os envolvidos. O ministro citou, dentre vários benefícios, a dispensa de espaço físico para armazenar os processos físicos; acessibilidade para advogados e sociedade; celeridade; maior integração do distinto Órgão da JT, além de outros como a Caixa Econômica Federal, Correios e Receita Federal.

 “Contagem é a 20ª cidade mais rica do Brasil e a 3ª em Minas Gerais”, destacou a desembargadora Deoclécia, acrescentando que a VT que acabara de ser inaugurada, muito contribuirá para melhorar a prestação jurisdicional naquela cidade. Em seu discurso, parabenizou o ministro João Oreste Dalazen por ser o responsável pela grande mudança advinda com o PJe.  Ainda, Deoclécia parabenizou a todos, magistrados e servidores, sobretudo os de Contagem, que hoje passam pela mudança.

Inauguração do PJe

A presidente da Subseção de Contagem da Ordem dos Advogados, Liliana Pereira, inaugurou o Processo Eletrônico protocolando o primeiro processo a ser tramitado pelo PJe, e que já tem audiência marcada para o dia 19 de julho de 2013.

 Apreensão e expectativa com o Processo Eletrônico

Para Jacqueline Palhares de Araujo e Fernanda Patrícia de Souza, ambas servidoras da JT de Contagem, “apreensão e expectativa” são justamente os sentimentos que pairam no ar com a nova forma de trabalho. Segundo elas, “tudo que é novo, traz certa ansiedade e insegurança, mas acreditamos que, em médio prazo, o novo sistema agilizará o trabalho nas Varas”.

O diretor da 3ª Vara, Wagner Alves Leo, também disse estar ansioso com a novidade. “As dificuldades, sobretudo neste início, serão para todos, servidores e advogados, mas vejo com bons olhos o PJe”, disse o diretor.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags