Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Semana Nacional da Indignação: ato público, terça-feira, 13/11, das 12h às 14h, em frente ao TRT da Mato Grosso

Compartilhe

O SITRAEMG convoca todos os servidores do Poder Judiciário Federal para ato público a ser realizado na próxima terça-feira, 13/11, das 12h às 14h, em frente ao TRT da Rua Mato Grosso, 468, para, juntos, manifestarem toda a indignação da categoria em relação à má-vontade do Executivo, Judiciário e Legislativo em aprovar o PL 4363/12. TODOS LÁ!

SEMANA DA CONCILIAÇÃO

SEMANA SEM CONCILIAÇÃO

SEMANA DA INDIGNAÇÃO

Os servidores do Judiciário, através de sua entidade sindical, vêm a público mostrar seu descontentamento com a intensa desvalorização da sua carreira e o desrespeito às normas Constitucionais impostos pelos poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário) ao longo dos últimos anos.

Ressaltamos a falta de uma política remuneratória, nacional e efetiva, que garanta a manutenção do poder aquisitivo dos seus vencimentos, conforme previsto no artigo 37, inciso X, da Constituição Federal. Destacamos que a remuneração dos servidores do Judiciário encontra-se sem reposição inflacionária desde o ano de 2006, o que significa uma perda no poder de compra de cerca de 56%.

Existe um claro desrespeito à regra Constitucional da autonomia financeira e orçamentária do Poder Judiciário e constante violação ao princípio da harmonia e independência entre os poderes cujo ponto principal é o corte da proposta orçamentária do Poder Judiciário, por parte do Poder Executivo, o que atinge a efetividade do Estado Democrático de Direito.

Encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados o PL 4363/12, que reajusta a gratificação dos servidores do Judiciário Federal (GAJ), aprovado na Comissão de Trabalho Administração e Serviço Público (CTASP) dia 31/10/2012, mas com resistência de aprovação pelo Ministério do Planejamento e Orçamento do governo federal.

Há poucos dias, o presidente do STF cedeu à pressão do Governo Federal e abriu mão dos R$ 715 milhões essenciais para que o PL 4363/12 fosse implementado integralmente. Com essa medida, em janeiro de 2015 a GAJ passaria dos atuais 50% para 90% do vencimento básico, e não mais para 100%, como prevê o projeto inicial, o que exige da categoria a retomada imediata da mobilização com o lançamento da “Semana Nacional da Indignação”, de 7 a 14 de novembro, mesmo período em que acontece a Semana Nacional de Conciliação.

SITRAEMG

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags