Congresso do SITRAEMG: entenda a relação entre aposentadoria e dívida pública nas palestras do dia 16

Compartilhe

Se existe uma verdade para todos os trabalhadores, sejam eles da iniciativa privada ou do setor público, é que um dia todos serão aposentados. Tendo isso em vista, o IX Congresso Ordinário do SITRAEMG programou duas palestras para abordar o tema: “Aposentadoria no Serviço Público”, por José Prata Araújo e “Dívida pública e a subtração de Direitos Sociais”, por Maria Lúcia Fattorelli. As duas exposições acabam por se complementar, dando um amplo panorama sobre o tema. As duas exposições acontecem no mesmo dia, sábado, dia 16, sendo a primeira às 10h e a segunda às 16h.

Os assuntos estão interligados quando se pensa que a dívida pública brasileira – interna e externa – é uma das maiores “consumidoras” do dinheiro da União. Para pagar essa dívida que parece nunca se extinguir, o governo lança mão da retirada de direitos de trabalhadores e diminuição das verbas para programas sociais, saúde e educação. Dentro dos prejudicados, estão aqueles que dependem de sua aposentadoria ou que esperavam poder utilizá-la para descansar, após anos de trabalho.

A palestrante Maria Lúcia Fattorelli, já em maio de 2010, em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos (leia aqui), denunciava a situação: “vemos uma total disparidade de tratamento entre a questão financeira da dívida, e a questão social, a respeito dos trabalhadores, da classe carente que precisa do serviço público de saúde e de educação. Vemos cada vez mais dificuldades em cumprir com esses direitos sociais, além do privilégio cada vez mais escandaloso para esse setor financeiro”.

O não cumprimento dos direitos sociais também engloba o recente golpe dado pelo Governo Federal nos servidores públicos quando da criação da Funpresp, a previdência privada dos trabalhadores federais. O projeto foi duramente combatido pelas entidades sindicais das categorias afetadas, mas foi rapidamente aprovado. Agora, o fundo – que é dividido em três: Funpresp-Exe, para o Executivo; Funpresp-Leg, para o Legislativo; e Funpresp-Jud, para o Judiciário – caminha para a sua implementação, já para aqueles que ingressarem no serviço público a partir de 2013.

Quem é quem

(Foto: Arquivo SITRAEMG)MARIA LÚCIA FATTORELLI – Auditora Fiscal da Receita Federal, presidente da Delegacia Sindical do Unafisco em Belo Horizonte, Coordenadora do Fisco Fórum-MG e da Auditoria Cidadã da Dívida pela Campanha Jubileu Sul.

(Foto: Arquivo pessoal)JOSÉ PRATA ARAÚJO – Economista, especializado em previdência social. É autor de vários livros sobre o tema, que integram o Kit Cidadania. É consultor de sindicatos do Judiciário Estadual.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags