Os participantes do IX Congresso Ordinário do SITRAEMG participarão de dois debates de extrema importância e diretamente ligados, durante os três dias de programação do encontro. Trata-se da palestra sobre “Análise de Conjuntura”, proferida pelo professor-doutor José Vieira Loguércio e da palestra sobre o PCS, ministrada por Ramiro Santana Moreno López, coordenador (atualmente licenciado) da Fenajufe. O professor Loguércio falará aos participantes logo na abertura do Congresso, em 15 de junho, sexta-feira, enquanto Ramiro fará sua exposição no último dia, domingo, 17 de junho.
As duas discussões estão estreitamente ligadas, posto que o governo federal joga a culpa da não aprovação do PL 6613/2009, entre outras, na crise internacional. Através da análise que será feita pelo professor, os presentes poderão perceber todo o caminho que mostra a origem e os verdadeiros responsáveis pela crise – que não são os servidores públicos, como a mídia e o governo teimam em culpar. Dessa forma, torna-se mais fácil compreender as dificuldades que a categoria enfrenta na busca pelo seu reajuste e fica de fato provado que, sem luta, o governo não cederá.
O IX Congresso Ordinário do SITRAEMG será realizado entre os dias 15 e 17 de junho e as inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira, 1º de junho, pelo e-mail congresso@sitraemg.org.br/ ou pelos telefones (31) 4501-1500 ou 0800-283-4302. Antes de se inscrever, o Sindicato orienta o interessado a ler atentamente o Regimento Interno, para que quaisquer dúvidas sobre o evento sejam sanadas.
Quem é quem
JOSÉ VIEIRA LOGUÉRCIO é doutor em Ciência Política pela UFRGS, professor e aposentado da Justiça Trabalhista. Foi palestrante no Encontro dos Trabalhadores do Judiciário do Cone Sul, falando sobre o tema “Poder Judiciário e Justiça Social nos Marcos da Crise Econômica”, dentro da programação do Fórum Social Temático 2012, realizado em Porto Alegre (RS) em janeiro deste ano.
RAMIRO SANTANA MORENO LÓPEZ é coordenador-geral da Fenajufe, atualmente licenciado. É também bacharel em Direito e técnico judiciário do TRT-4ª Região – RS. Foi membro do GT de Carreira da Fenajufe e representante na Comissão Interdisciplinar do Supremo Tribunal Federal – STF. Ramiro já atuou em várias lutas importantes da categoria e participou de diversas reuniões de negociação dos planos dos servidores.


