Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Justiça ambiental e social é tema de palestra realizada no SITRAEMG

Compartilhe

Foi realizada na noite de ontem (20), no auditório do SITRAEMG, a palestra sobre “Justiça ambiental e social”, proferida pelo ex-ministro do Meio Ambiente e ex-secretário de meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, José Carlos Carvalho. O evento contou com a presença de vários servidores do Judiciário, além de representantes de outras entidades, como o Sinjus-MG, Sindireceita, Ongtrem, Instituto Planeta Vivo, entre outros. Pelo SITRAEMG estiveram presentes os coordenadores Lúcia Maria Bernardes, Débora Melo Mansur e José Francisco Rodrigues, e, representando a ONG Roda de Ideias, parceira do Sindicato na organização do evento, Fernando Leite.

José Carlos começou falando sobre o que é a “Rio + 20” – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável -, evento que acontecerá no Rio de Janeiro, em junho deste ano. Ele explicou que o evento (assim como a Eco 92 e a Rio+10), é uma reunião entre os chefes de Estados que busca, através da cooperação, meios de restrição de uso dos recursos naturais. O palestrante informou que, desde a extinção dos dinossauros, o mundo nunca viveu uma degradação ambiental como agora. “Já temos um ‘sobreuso’ de 20% além dos recursos que o Planeta conseguiria se regenerar naturalmente”, disse Carvalho.

Durante a explanação, Carvalho falou sobre dois mitos existentes acerca do meio ambiente: o da ‘inesgotabilidade’ de recursos naturais e o da hegemonia do homem sobre a natureza. Para o primeiro, o palestrante afirmou que vivemos diante de recursos finitos numa sociedade que vive numa cultura do desperdício. “Os padrões de consumo devem ser mudados. O cidadão deve rever suas atitudes em relação à natureza”, disse Carvalho salientando, ainda, o crescimento da população mundial que deve chegar, em 2050, a 9 bilhões de habitantes, 2 bilhões a mais que a atual.  Para o segundo mito, o expositor esclareceu que o homem não vive sem os demais seres vivos existentes no planeta Terra. “Dependemos (os homens) das árvores, animais entre outros”, concluiu.

Sobre o tema da palestra, Carvalho parabenizou o SITRAEMG pela escolha e explicou que, para que haja de fato a justiça ambiental e social, o uso dos recursos naturais deve ser utilizado igualmente. “Precisamos ter uma ambiente favorável para a continuidade da existência humana”, disse o palestrante salientando que 50% do lixo produzido no Brasil são orgânico, constituído basicamente por restos de comida. “Esses restos de alimentos são os que faltam para muitos aqui no Brasil, na África e na Ásia. Precisamos mudar esse raciocínio de desperdício”, disse Carvalho.

Ao término da apresentação foi aberto espaço para que os presentes se manifestassem.

Palestra com Frei Betto

Nessa mesma linha de discussão, o SITRAEMG já convida todos os servidores e entidades para mais uma palestra a ser realizada no Sindicato.  O palestrante é Frei Betto. Jornalista, escritor e aliado de primeira hora das causas sociais e ambientais, que abordará o tema “Rio + Todos – A participação da sociedade civil na Cúpula dos Povos”. O evento acontecerá no dia 21 de abril, data em que se comemora o dia de Tiradentes (Inconfidência Mineira), das 9h30 às 12h.

 

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags