OAB adia decisão sobre ingresso de ADI contra o NS dos técnicos

Compartilhe
26.02.2024 – Coordenadores do Sitraemg Eliana Leocádia e Enílson Fonseca acompanham sessão da OAB.

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil adiou a decisão se a entidade vai ingressar questionando a constitucionalidade do NS dos técnicos.

O tema estava pautado na sessão do pleno do Conselho Federal da OAB nacional da manhã de segunda-feira, 26 de fevereiro.

O adiamento ocorreu até que o Supremo Tribunal Federal analise a Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pela Anajus (ADI 7338).

O tema está no plenário virtual da Corte até 1º de março. Na sexta-feira, 23 de fevereiro, o ministro Fachin publicou seu voto, negando um recurso à Anajus, leia mais aqui.

Sitraemg presente

Os coordenadores do Sitraemg Eliana Leocádia e Enílson Fonseca estiveram na sessão do Pleno da OAB para acompanhar o debate. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o coordenador Enílson destaca que o sindicato é um defensor da exigência do nível superior para o ingresso na carreira de técnico judiciário. “O Sitraemg defende o NS dos técnicos. Estamos aqui nessa luta pela manutenção do NS dos técnicos”, disse.

Além dos sindicalistas, a conselheira fiscal do Sitraemg Tâmisa Gonçalves e o advogado que assessora a entidade Jean Ruzzarin estiveram presentes.

Debate na OAB

Desde fevereiro de 2023, tramita na OAB o processo para que a entidade questione a constitucionalidade do NS dos Técnicos, presente na Lei 14.4565/2022.

Desde então, o Sitraemg e as entidades que representam o conjunto da categoria tem dialogado com o Conselho a manifestar apoio ao NS. O principal argumento é que a exigência do nível superior para ingresso na carreira de técnico tem guarida na Constituição Federal.

Em junho de 2023, o ministro do STF Edson Fachin negou seguimento à ADI nº 7.338/DF, que questionava o NS para os técnicos do PJU. Na ocasião, o ministro apontou “ilegitimidade ativa” da Anajus, entidade que ingressou com a ação.

Conquista do NS

Em 21 de setembro, a Lei nº 14.456/22 foi publicada no Diário Oficial da União, com veto de Jair Bolsonaro aos artigos 1º e 4º do projeto, referentes ao ingresso para o nível superior. O Sitraemg, a Fenajufe e outros sindicatos do país iniciaram uma série de gestões no Congresso pela derrubada do veto.

Em 15 de dezembro, o Congresso Nacional derrubou o veto ao nível superior completo para o cargo de técnico judiciário.

O Sitraemg segue acompanhando o tema na OAB e no STF, em defesa dos interesses da categoria.

Veja as fotos

26.02.2024 – Advogado Jean Ruzzarin, Conselheira Fiscal Tâmisa Gonçalves e Enílson Fonseca.
26.02.2024 – Enílson Fonseca e Eliana Leocádia.
26.02.2024 – Coordenadores do Sitraemg e coordenadoras da Fenajufe, na OAB.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags