Sitraemg manifesta solidariedade às vereadoras de BH vítimas de ameaça

Compartilhe

O Sitraemg se une a outras entidades da sociedade civil para manifestar solidariedade às vereadoras de Belo Horizonte, Cida Falabella e Iza Lourença (PSOL).

As duas parlamentares receberam e-mail, na quinta-feira (17/8), com conteúdo ofensivo e ameaças, incluindo o chamado “estupro corretivo”.

No dia 14 de agosto, as duas parlamentares receberam as primeiras mensagens nos endereços institucionais da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte. As ofensas e ameaças se repetiram na sexta-feira, dia 18 de agosto, também pelo e-mail institucional das vereadoras na Câmara de BH.

Em nota o PSOL revela que o autor das agressões se utiliza de um nome fictício, que remete ao um modus operandi de grupos masculinistas ou incels, que se organizam em fóruns da internet e têm como fundamento o ódio às mulheres, sobretudo às feministas, pessoas negras e pessoas LGBTQIAPN+.

“De acordo com a ONU Mulheres, 45% das parlamentares eleitas em todo o Brasil já sofreram ameaças”, reforça a nota.

A coordenação do Sitraemg repudia toda forma de violência, sobretudo a praticada contra grupos minorizados, incluindo a violência política de gênero.

O Sindicato também repudia qualquer tentativa de intimidação do exercício de mandatos eleitos democraticamente.

A coordenação do Sitraemg espera que o autor da mensagem seja identificado e responsabilizado por seus atos e que nenhuma voz ou mandato seja silenciado pelo uso da violência.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags