Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Mostra CineBH 2010: cinema para o mundo

Compartilhe

De 21 a 26 de outubro acontece em Belo Horizonte a quarta edição da Mostra CineBH, na qual profissionais do mercado de cinema dos EUA, Europa e América Latina estarão em Belo Horizonte para conhecer a nova safra da produção audiovisual brasileira, além de trocar experiências e colaborar na construção deste primeiro evento de mercado do cinema brasileiro independente. O objetivo desta edição é tornar-se uma das principais janelas do cinema brasileiro independente para o mercado internacional. Como desafio, expor as características da produção cinematográfica mundial contextualizando o mercado audiovisual e a coprodução internacional em intercâmbio e com a presença de diversos países. De acordo com os organizadores, a Mostra é um espaço de formação e reflexão sobre a sustentabilidade do cinema, a sua capacidade de seduzir o público, as tendências, as novas mídias e tecnologias, o contemporâneo e o histórico, os principais movimentos estéticos mundiais. A programação – totalmente gratuita – acontecerá nos espaços do bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, e no Palácio das Artes, também na capital.

Ao todo a programação exibirá 78 filmes nacionais e internacionais, sendo 31 longas, um média e 46 filmes de curta duração, divididos em 59 sessões ao longo dos seis dias de programação. O Brasil CineMundi – 1st International Coproduction Meeting vai abrigar a programação de debates e workshops, com profissionais brasileiros e internacionais, na busca de esclarecer os mecanismos dos financiamentos e coproduções internacionais e apontar caminhos para a inserção da produção audiovisual brasileira no mercado exterior.

Mais uma novidade da programação internacional da Mostra CineBH 2010 é a parceria e o intercâmbio com o festival italiano Terra di Tutti Film Festival. Durante a Mostra mineira, os brasileiros poderão conferir filmes italianos que privilegiam a temática socioambiental, selecionados especialmente para este novo panorama. Em contrapartida, os italianos verão uma mostra do cinema contemporâneo brasileiro, escolhida pela Universo Produção. A seção brasileira ganhou o nome Terra de Todos e antecipa as comemorações do Ano da Itália no Brasil, agendado para 2011. Entre os filmes exibidos nessa mostra especial estão três filmes de Antonio Martino – Nìguri e Panchevo, médias finalizados em 2009, e o curta-metragem Be Water My Friend –, além de Europa 0 KM, de Luca Bellino e Silvia Luzi, e O´Scia, La frontiera, de Lorenzo Galeazzi e Danilo Monte, filmes que abordam temas espinhosos como imigração, racismo, violência e falta de diálogo numa Itália e Europa bastante diferentes das que estão nos guias de turismo e cartões postais.

A programação brasileira, entretanto, não fica em segundo plano e aparece com força e vigor para o público mineiro e os convidados internacionais com a programação de pré-estreias e a mostra especial “Novos Realizadores”, com curadoria do crítico Cléber Eduardo. Compõem essa programação filmes como A Falta Que Me Faz, de Marília Rocha; Belair, de Noa Bressane e Bruno Safadi; A Fuga da Mulher Gorila, de Felipe Bragança e Marina Meliande; Separações, de Andrea Seligman Silva e Mieke Bal; Pacific, de Marcelo Pedroso; Estrada para Ythaca, de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti.

Acesse a programação completa e outras informações no site oficial do evento: http://www.cinebh.com.br/index.php

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags