SITRAEMG presta apoio ao SINTRAJUFE-RS quanto ao desrespeito da JF

Compartilhe

O SITRAEMG vem a público prestar todo o apoio ao SINTRAJUFE-RS, que, em ofício datado de 4 de outubro deste ano, denuncia as tentativas da direção do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul de tolher os direitos dos servidores de se organizarem e se manifestarem em defesa de seus interesses.

O sindicato do Sul denuncia que, em documento expedido pelo tribunal em 23 de setembro, está expressamente proibido à entidade utilizar qualquer espaço de acesso ao público externo dos prédios da Justiça Federal de 1º Grau em todo o Rio Grande do Sul para realizar assembleias ou qualquer outra atividade; proibiu que o sindicato afixe qualquer material impresso (cartazes, faixas, adesivos, etc.) nos prédios; e, por fim, restringiu a 15 minutos o tempo de permanência de pessoas ligadas ao sindicato em qualquer setor da Justiça Federal no estado. Além disso, a direção do Foro acusa o SINTRAJUFE de fazer acusações “desmerecedoras e acusatórias” contra o diretor do Foro, juiz federal Marcelo De Nardi.

O direito a livre associação e organização sindical estão previstos constitucionalmente, assim como o direito de greve. A greve dos servidores do Poder Judiciário Federal em todo o Brasil foi feita dentro da legalidade e observando todas as precauções para que o movimento atingisse quem realmente deve tomar uma providência, ou seja, o Governo Federal e as administrações dos tribunais superiores. Quanto às administrações dos tribunais no âmbito estadual, o que sempre se buscou – e se busca – é o entendimento pelo diálogo e pela negociação, posto que os benefícios alcançados por seus trabalhadores refletem em uma melhor prestação jurisdicional para o cidadão.

Nesse sentido, o SITRAEMG presta todo o seu apoio ao SINTRAJUFE-RS e reforça que a luta dos movimentos sindicais é pelos direitos dos trabalhadores e em momento algum isso inclui o desrespeito a qualquer presidente ou diretor de nenhum dos tribunais. Antes de serem administradores, estes são servidores e, como tal, devem ser parceiros nesta luta, estando lado a lado com os interesses da categoria.

Saudações,

Alexandre Brandi Harry

Presidente do SITRAEMG

* Leia aqui a íntegra do ofício enviado pelo SINTRAJUFE-RS à Fenajufe e demais entidades sindicais.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags