O Dia Internacional de Luta da Mulher Trabalhadora – 8 de março – vai ter manifestação em Belo Horizonte. A concentração do ato começará às 16h30 na Praça da Liberdade. Depois haverá uma marcha até a Praça da Estação, onde o ato se dispersará.
“Neste ano, serão 80 coletivos que atuam em várias áreas de interesse das mulheres”, explicam as organizadoras do 8 de Março Unificado da Região Metropolitana de Belo Horizonte – 8MURMBH.
De acordo com a organização da manifestação, o trajeto foi escolhido por ser um símbolo “que liga dois espaços antagônicos da capital mineira. O símbolo do poder político econômico e o símbolo do poder popular”.
As organizadoras do ato contam que este é 14º ano em que diferentes movimentos de mulheres se unem para celebrar e organizar a manifestação do 8 de Março.
Homenagem a Elza Soares e 90 anos do voto feminino
Este ano, o 8 de Março Unificado da Região Metropolitana de Belo Horizonte homenageará a cantora Elza Soares, usando como mote uma canção gravada pela artista em 2015: “A mulher do fim do mundo”.
Em nota, a organização do ato explica que as mulheres irão às ruas apresentar publicamente suas reivindicações mais caras. “As Mulheres do Fim do Mundo vão dar um recado ao presidente da República e repudiar em alto e bom som o capitalismo que empobrece e empurra as mulheres para as bordas da sociedade onde convivem com pobreza, violência e exclusão”.
Outro tema que será abordado, segundo a organização, serão os 90 anos da conquista do voto feminino no Brasil. “É importante e urgente expor a alta desigualdade, a baixa representatividade e a violência política contra as mulheres”, sustentam as organizadoras em nota.
“Todas as mulheres, sem exceção, juntas no propósito de dar visibilidade aos seus anseios e dores. Gritar por igualdade, respeito, solidariedade. Expor as condições desumanas em que muitas se encontram. Protestar, mas também homenagear a grande mulher negra e poderosa, Elza Soares”, reforçam.
Nas redes sociais, as organizadoras destacam que a manifestação está sendo construída a partir da contribuição voluntária de várias mulheres. Por isso, elas reforçam o convite para que mais mulheres participem não só da manifestação, mas de sua organização também.
Para mais informações sobre as manifestações do 8 de Março Unificado da Região Metropolitana de Belo Horizonte acesse:
facebook.com/8mRMBH/
instagram.com/8munificadormbh/
Divinópolis e Juiz de Fora terão atos também
Em Divinópolis, a manifestação do 8 de março será no Quarteirão Fechado da rua São Paulo, 15h30.
Já em Juiz de Fora, a manifestação acontece na Praça da Estação, às 17h.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg