O vídeo “Saúde do homem” (veja abaixo), produzido pelo ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), encoraja homens a prevenirem o câncer de próstata. O material conta com a participação do ator Roberto Brindelli.
No vídeo, o ator diz que procura se cuidar e alerta que qualquer alteração na urina pode ser um sinal de que algo não está bem. O ator enfatiza que o importante é ter saúde por muito tempo, pra cuidar da sua mulher e do seu filho. “Quer mais que isso, velho?”, indaga. E deixa o convite aos demais a se cuidarem: “bora lá?”.
A prevenção a esse tipo de câncer volta ao centro das atenções em mais um Novembro Azul. O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
Além da cor azul que toma conta das fachadas de edificações no Brasil e no mundo, várias ações são desenvolvidas sempre com o alerta para que todos os homens se cuidem. O site do Inca disponibiliza campanhas anuais nesse sentido.
A cartilha intitulada “Câncer de próstata: vamos falar sobre isso?” (veja AQUI) é um dos materiais disponibilizados no portal. Com o objetivo de informar para derrubar tabus, traz conceitos sobre próstata e câncer de próstata, elenca os fatores que podem aumentar o risco de ter a doença e mostra que é possível preveni-la.
Dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato da urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Esses são os principais sinais e sintomas do câncer de próstata em sua fase inicial, segundo a cartilha. Porém, não são indicativos definitivos de que a pessoa esteja com a doença.
O aconselhável procurar um médico e fazer os exames necessários quando eles aparecerem. Isso vale para homens de qualquer idade. Contudo, recomenda-se que sejam feitos por todos os homens, anualmente, a partir dos 40 anos.
A realização dos exames é extremamente importante, pois o câncer pode ser mais facilmente curado se detectado em sua fase inicial.
Segundo o Inca, depois do câncer de pele, o de próstata é o tipo mais comum entre os homens. Pelo menos 65.840 pessoas do sexo masculino podem morrer, por ano, no período de 2020 a 2022 em razão desta doença.
Leituras indicadas:
• www.inca.gov.br
• https://www.tuasaude.com/exame-de-prostata/
•Novembro Azul: uma seleção de conteúdos para você saber tudo sobre tumores urológicos (e se prevenir)
Assessoria de Comunicação
SITRAEMG