Matéria com o título “Reforma pode acabar com a educação pública, alerta Fosefe” foi publicada na última segunda-feira (21), na edição impressa e no portal da Tribuna de Minas, que tem sede em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira.
Em mais uma etapa de publicações por esse veículo noticioso, o Sitraemg e demais entidades integrantes do Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais de Juiz de Fora e Região (Fosefe), que patrocinam a campanha, lembram a população que “somente na educação básica, que é a primeira etapa do sistema educacional e compreende todos os anos da educação escolar antes do ensino Superior, quase metade dos alunos matriculados na Educação Básica é atendida pelos municípios brasileiros (48,4%) e 32,1% das matrículas são da rede estadual”. Diante disso, chamam a atenção para o fato de que tramita no Congresso a PEC 32/2020, “que acaba com a obrigatoriedade do ensino público no país”. E salientam: “esse projeto tem entre seus principais objetivos a privatização de serviços, como a educação”.
As entidades também explicam o funcionamento do sistema de “vouchers”, uma espécie de “bolsas” que seriam distribuídas à maior fatia da população que hoje usufrui da escola pública. Seria o mesmo que abandonar essas pessoas à própria sorte, normalmente mais carente de recursos, obrigando-as a se aventurarem em busca de vagas nos estabelecimentos privados de ensino, que cobram preços altíssimos nas matrículas e mensalidades.
Ao final, são colocadas algumas perguntas para a população refletir, com o alerta de que são questões que não estão colocadas na proposta de reforma do governo, cujo único e falso discurso é o de que objetivo da PEC 32 é “melhorar” os serviços públicos. Eis as indagações: “Como será a forma de correção e os valores dessas bolsas? Quantas bolsas e o qual o limite de dinheiro que cada família poderá receber? Como serão distribuídas essas bolsas? Como ficam as cidades menores que não têm creches e escolas privadas?”.
Confira o link com todas as publicações de toda a campanha (e abaixo, links de todas elas): https://tribunademinas.com.br/?s=fosefe
- Em 21/06/21: Reforma pode acabar com a educação pública, alerta Fosefe
- Em 14/06/21: PEC 32: Riscos e prejuízos da privatização dos serviços públicos
- Em 07/06/21: Contra a PEC 32, pela estabilidade dos servidores públicos
- Em 31/05/21: Os prejuízos da privatização dos serviços públicos
- Em 24/05/21: Fosefe: Não à reforma administrativa
- Em 17/05/21: PEC 32/2020: reforma pode agravar crise, diz FOSEFE
- Em 10/05/21: Reforma administrativa: impactos negativos para a população
- Em 01/02/21: Servidores federais fazem protesto por ‘vacina já’ e para todos