Cuide do meio ambiente e doe sangue, contribua para a vida

Compartilhe

Em todo 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e no dia 14, o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Dada a grande importância desses dois temas, convencionou-se eleger o mês de junho o período do ano dedicado à intensificação de campanhas voltadas para a conscientização e prevenção do meio ambiente (Junho Verde) e para o incentivo à doação de sangue (Junho Vermelho).

Junho Verde

A Amazônia, cuja maior parte do território situa-se no Brasil, abriga cerca de 7% da superfície, a maior bacia hidrográfica e aproximadamente 50% da biodiversidade do Planeta. Os dois maiores aquíferos do mundo estão aqui: o Alter do Chão, nos estados do Amazonas, Pará e Amapá, e o Guarani, nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

O país sempre esteve à frente nas discussões mundiais sobre ações de preservação do meio ambiente. Porém, de 2019 para cá, tem se afastado desse debate em razão das políticas anti-preservacionistas e destrutivas do próprio governo. Como efeito da troca de especialistas em meio ambiente nos órgãos afins, por burocratas e simpatizantes da exploração econômica predatória dos recursos naturais, diminuíram-se a fiscalização e a repressão no setor. Com isso, aumentaram as queimadas e a devastação das florestas, em um processo contínuo e acelerado de degradação ambiental.

É preciso que todos os brasileiros envolvam-se na luta, denunciem esses ataques e abracem a causa ambiental, procurando preservar o verde e todas as reservas naturais.

Junho Vermelho

Os dados do Ministério da Saúde estimam que 3 milhões de pessoas realizam transfusões de sangue anualmente, enquanto o número de doadores representa apenas 1,6% da população. Há, portanto, um déficit no banco de sangue e uma fila enorme de pessoas à espera da boa vontade e do gesto de solidariedade dos doadores.

Podem doar pessoas com idade de 16 a 69 anos, e mesmo de 16 e 17 anos, desde que acompanhadas pelo responsável legal. Guardadas, é claro, as condições de saúde do doador ou da doadora.

O principal banco de sangue de Minas Gerais é o Hemominas, que recebe doadores nos hemocentros de Belo Horizonte e algumas cidades do interior, como Juiz de Fora e São João Del Rey.

Confira alguns links importantes abaixo, veja se você é um(a) doador(a) em potencial e reflita sobre possibilidade de contribuir com esse importante gesto de solidariedade e amor:

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags