Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Deputado Subtenente Gonzaga garante que votará “não” à PEC 32/2020

Compartilhe

“O que podemos fazer para conseguirmos impedir que a reforma (administrativa) avance no Congresso?”, indagou o coordenador geral do Sitraemg Isaac Lima em reunião realizada com o deputado Subtenente Gonzaga (PDT) na última terça-feira (1º de junho), pela plataforma virtual. E Ilva Franca, coordenadora da Frente Mineira em Defesa do Serviço Público, indagou se ele teria alguma dica especial de mobilização, tendo em vista esse momento em que todo mundo está tendo que se “reinventar” em razão das limitações impostas pela pandemia.

Gonzaga respondeu que, primeiro, é preciso mudar as narrativas de mobilização. E isso deve se dar em duas frentes que o deputado aponta como grandes desafios de luta. Uma delas é para convencer os próprios servidores de que a reforma vai acabar com os seus direitos e, assim, atraí-los para o engajamento na luta contra a PEC 32/20. O outro, que ele considera o mais difícil, é mostrar para a sociedade, nesse momento em que muitos se encontram nas filas do auxílio emergencial, do emprego ou do fechamento de lojas e outras dificuldades, que a reforma vai acabar com os serviços públicos. É importante mostrar que as mudanças propostas para o serviço público só interessam ao governo e às empresas, e contam com o apoio da imprensa comercial.

Paralelamente a esse trabalho, outro desafio é fazer com que essas articulações do funcionalismo sejam sentidas pelos parlamentares em suas bases eleitorais. A aproximação do próximo pleito eleitoral, pontuou, é propício para esse tipo de pressão.

Isaac também pediu ao deputado para tentar incluir o Sitraemg nas audiências públicas que forem debater a reforma na Câmara. Ele pediu que lhe fosse enviado ofício com esse pleito, o que já foi feito  (veja AQUI), para que ele possa providenciar os requerimentos à direção da mesa da Câmara.

A reunião foi conduzida pelo coordenador do Sitraemg Agnaldo Pereira da Costa. Também estiveram presentes o coordenador geral Paulo José da Silva e a filiada Elimara Gaia, além de Maria da Conceição dos Santos, diretora do Sindsep/MG, entidade parceira do Sitraemg no Fosefe.

Conceição informou que, em outra reunião, o deputado Rogério Correia (PT/MG) aconselhou os servidores a buscarem o apoio à luta contra a reforma também junto aos senadores, para que os deputados sintam que a proposição poderá ser barrada lá na frente, se aprovada na Câmara. E perguntou a Gonzaga o que ele achava da sugestão. Ele disse que é válida sim, mas ponderou que, em qualquer uma das casas, a abordagem deve ser apartidária e concentrada, sobretudo, nos colegas da base do governo e dos demais partidos favoráveis à pauta de destruição do Estado.

Veja a íntegra da reunião:

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags