“O nosso mandato sempre estará do lado daquele que precisa do Estado. Em todos os sentidos, independentemente da sua categoria, e com todo respeito à sua categoria. Nós temos que defender as categorias com galhardia. Eu não vou colocar a minha digital para prejudicar nenhuma categoria”. Com essas palavras o deputado Vilson da Fetaemg (PSB/MG) concluiu o compromisso selado com o Sitraemg de que estará fortemente ao lado dos servidores públicos na luta contra a PEC 32/2020, da Reforma Administrativa.
- Veja também: Sitraemg pede debate da Reforma Administrativa nos legislativos de vários municípios mineiros
A parceria foi acertada durante reunião virtual realizada na segunda-feira (15). O sindicato foi representado pelos coordenadores Alexandre Magnus, Paulo José da Silva e Sheila Keppel. Também esteve presente o assessor do deputado, José Geraldo Santana.
O parlamentar deixou bem claro que é radicalmente contra as políticas de Estado mínimo. Ao contrário. Disse que defende incondicionalmente o Sistema Único de Saúde (SUS) e todos os demais serviços públicos, e infraestrura básica para a população. Para ele, o governo pode buscar outras alternativas de receitas sem prejudicar os já penalizados trabalhadores. Por exemplo, aprovando uma reforma tributária que tribute os mais ricos e pondo fim à sonegação e desoneração de impostos, que privilegiam também os endinheirados. Ele colocou a si mesmo, seu gabinete e sua assessoria à disposição do Sitraemg.
O coordenador Alexandre Magnus agradeceu o apoio manifestado, em nome do Sitraemg e outras frentes das quais a entidade faz parte, como o Fórum das Entidades do Serviço Público Federal de Juiz de Fora e Região (Fosefe) e a Frente Mineira em Defesa do Serviço Público. Ele também colocou a direção e a assessoria de comunicação do sindicato à disposição do parlamentar e informou que a entidade oficiou câmaras de vereadores de cerca de 30 dos maiores municípios mineiros, reivindicando a realização de audiências públicas locais para debater a Reforma Administrativa.
O coordenador geral Paulo José da Silva cumprimentou o deputado lembrando que já esteve com ele por diversas vezes, na Câmara, sobretudo na época da votação da Reforma da Previdência, e que sempre foi bem recebido em seu gabinete. Ao cumprimentar a coordenadora Sheila Keppel, Vilson da Fetaemg lembrou que também defende a luta das mulheres, incluindo o combate ao feminicídio.
Dica de mobilização
O assessor José Geraldo Santana aconselhou o Sitraemg e demais entidades envolvidas nessa luta a elaborarem um documento crítico à Reforma Administrativa – circunstanciado, bem fundamentado e sem qualquer conotação corporativista – e entregá-lo a todos os deputados e senadores. Depois de dialogar com os parlamentares, seguindo a ordem democrática e os princípios constitucionais, sugeriu que denunciem, em todos os municípios do estado, aqueles insistirem em votar a favor da PEC 32/2020, contra os serviços público.