Você já leu ou ouviu algo a respeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Trata-se de iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em celebração aos 75 anos de criação desse organismo internacional, completados em 2020, que consiste em um conjunto de objetivos estabelecidos e a serem alcançados, ao longo de toda a atual década, entre 2020 e 2030, a partir de ações a serem desenvolvidas juntamente com toda a sociedade, para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade.
A ONU conta com 193 países-membros, incluindo o Brasil. Qualquer pessoa, de qualquer país, pode contribuir para o cumprimento desses objetivos, participando das discussões, em âmbitos local e global, sobre os temas relativos aos 17 ODS definidos. Assim, estará cumprindo o seu papel de cooperação internacional na construção do mundo que toda a humanidade almeja ter e desfrutar.
Para se inteirar melhor sobre o assunto, ler histórias de pessoas que já estão atuando pelos ODS, através de notícias e vídeos, acesse o site https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
- Erradicação da pobreza– Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
- Fome zero e agricultura sustentável– Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
- Saúde e bem-estar– Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
- Educação de qualidade– Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
- Igualdade de gênero – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
- Água limpa e saneamento– Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
- Energia limpa e acessível – Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
- Trabalho de decente e crescimento econômico– Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
- Inovação infraestrutura– Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
- Redução das desigualdades – Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
- Cidades e comunidades sustentáveis– Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
- Consumo e produção responsáveis– Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
- Ação contra a mudança global do clima– Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
- Vida na água– Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
- Vida terrestre – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
- Paz, justiça e instituições eficazes– Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Parcerias e meios de implementação– Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.