Nessa quarta-feira (13), o coordenador regional do Sitraemg Alexandre Magnus se reuniu, em Juiz de Fora, com Flávio Sereno, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf) e ex-diretor da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra). A reunião marcou o início de uma série de encontros que o Sitraemg pretende realizar com dirigentes de diversas entidades representativas de servidores públicos com a finalidade de discutirem e traçarem estratégias de mobilizações e luta contra o sucateamento do serviço público: Reforma Administrativa e PECs 186 e 188/2019, integrantes do chamado Plano Mais Brasil.
Segundo Magnus, a conversa com o colega sindicalista iniciou-se com o debate sobre a necessidade do fortalecimento dos sindicatos. No entendimento de ambos, para as entidades atingirem esse objetivo, é preciso que desenvolvam um trabalho interno junto às suas bases visando convencer os servidores sobre a importância de todos se filiarem. Eles também concordaram na tese de que é urgente “acender a chama” do Fórum de Servidores Federais (Fosefe) da Zona da Mata, para que a luta do funcionalismo se fortaleça de forma unificada nessa região de Minas Gerais.
Ao final do encontro, ficou acertado entre os representantes do Sitraemg e do Sintufejuf que, a partir das deliberações da reunião virtual do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) marcada para a manhã desta quinta-feira (14), os dois sindicatos irão entrar em contato com as demais entidades e instituições das redes municipal, estadual e federal da Zona da Mata, para debaterem e analisarem as propostas da entidade nacional, e se aprovadas, aplicá-las em âmbito regional.