O projeto Pé na Estrada teve início na gestão 2009/2011. De lá para cá, o SITRAEMG já esteve presente em todos os locais de trabalho da capital e do interior, e em muitos dos quais até de uma vez, levando os informes acerca das lutas e das questões de interesses gerais e específicos da categoria, da atuação do Sindicato e dos benefícios oferecidos aos filiados, como assessoria jurídica, saúde e combate ao assédio moral e convênios diversos.
Mas os tempos de ataques cada vez mais ferozes aos serviços públicos e aos servidores, por meio do governo e da imprensa, dentro do projeto governista de desmontar o Estado brasileiro, requerem um Sindicato cada vez mais forte, robusto, bem preparado para as lutas. E essa fortaleza, entende a nova Diretoria Executiva do SITRAEMG, passa, necessariamente, por um estreitamento ainda maior entre a entidade e sua base. Com esse objetivo, a gestão 2020/2023 lança, a partir deste momento, de forma complementar ao Pé na Estrada, o projeto “Cata-demanda”.
O “Cata-demanda” se desenvolverá da seguinte forma: membros da diretoria irão aos locais de trabalho, na capital e interior; nesses contatos, entregarão formulário a cada filiado e filiada, para que informem o nome, lotação e o número do celular/whatsapp, e sua crítica ou elogio em relação ao Sindicato, propostas, sugestões e até mesmo projetos de ação sindical. Depois de avaliada cada demanda, membros da Diretoria Executiva entrarão em contato com o(a) filiado(a), por telefone/whatsapp, para dar-lhe o feekback da entidade e informar os encaminhamentos que foram ou serão dados em relação aos pleitos.
Mas, atenção!Como medida de precaução, durante a pandemia do novo coronavírus, a coleta de demandas será realizada presencialmente somente nos locais de trabalho cujas cidades estejam registrando baixos índices de incidência do vírus – e, portanto, abertos ao público. Mesmo assim, os representantes do Sindicato tomarão todos os cuidados preventivos recomendados pelos profissionais de saúde, mantendo o distanciamento social e usando máscaras e álcool em gel. Os filiados que estejam trabalhando em home office serão contactados por telefone, pelos coordenadores do Sindicato.
O projeto “Cata-demanda” visa, ainda, retomar o crescimento da base de filiados, para que o SITRAEMG volte a ter também o suporte financeiro necessário aos fortes embates com o governo, como ocorreu em 2015/2016, e que com certeza virão já no início de 2021, tendo em vista a PEC Emergencial e Reforma Administrativa que o Poder Executivo e o grande empresariado, com o apoio da maioria no Congresso e da imprensa, insistem em aprovar.
Essa base de filiados chegou a 5.200 na gestão 2014/2017, mas hoje é de 4.356. A meta da gestão 2020/2024 é ultrapassar os 5 mil filiados, novamente, já no final de 2021. E a nova Diretoria Executiva do Sindicato, que acaba de assumir o posto, conta com você. Se ainda não é filiado, filie-se já! Veja AQUI.