8º Congrejufe: fase de recursos empurra outras atividades do dia para noite adentro deste sábado

Compartilhe

Pela programação do 8º Congrejufe (Congresso da Fenajufe), que está sendo realizado no Hotel Tauá, em Caeté (MG), de ontem (sexta-feira, 26) até a próxima terça-feira (30), a retomada dos trabalhos do evento neste sábado (27) estava marcada para as 9 horas da manhã, com a leitura do regimento interno e apresentação de recursos. Essa atividade, que foi coordenada pelos coordenadores gerais da Fenajufe Ramiro López, Saulo Arcângeli e Zé Oliveira, já começou com pouco mais de uma hora de atraso. Porém, aprovado o regimento, com as alterações de conteúdo solicitadas e erros materiais apontados, foram os acalorados debates por conta de dois recursos contra o credenciamento de servidores inscritos como delegados das bases do Distrito Federal e do TRT da 15ª Região (região de Campinas/SP) que fizeram a primeira atividade do dia arrastar a programação prevista para este sábado até por volta das 18 horas.

Um dos recursos foi direcionado ao grupo de delegados inscritos como Chapa 4, pelo Distrito Federal, composta por 13 servidores lotados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O recurso foi motivado por denúncia segundo a qual um dos integrantes da chapa teria encaminhado e-mail convocando os colegas do TSE para uma reunião, anterior à assembleia do Sindjus/DF que elegeria seus representantes para o 8º Congrejufe, informando que o objetivo do encontro seria realizar um sorteio de valores em dinheiro e saber se iriam mais de 40 pessoas à AGE. Ao tomar conhecimento da irregularidade, a direção do Sindjus/DF levou a denúncia à direção da Fenajufe, que decidiu que recomendaria o descredenciamento da Chapa 4 do Distrito Federal. Inconformada com a possibilidade de não participar do Congrejufe, a Chapa 4 recorreu à Justiça, reivindicando uma liminar para se garantir no congresso. Liminar indeferida, hoje ingressou com recurso em plenário. A outra denúncia, contra os 19 delegados eleitos pela Chapa 1 da base do Sindiquinze, foi de que esta teria agido de forma a induzir os filiados àquele sindicato a votarem naquele grupo de servidores, sorteando cinco aparelhos de GPS entre os participantes da assembleia da categoria convocada para escolha dos delegados ao Congrejufe. 

Antes ser levado à votação o recurso contra os servidores do Distrito Federal, os integrantes da chapa apresentaram outro recurso visando impedir que os servidores da Chapa 1 de Campinas participassem da votação. Recurso acolhido, o plenário partiu para votação do recurso inicial da Chapa 4 brasiliense, aprovando-o. Quando se iniciaria a apreciação do recurso contra os servidores campineiros, o autor do recurso pediu que o retirasse da votação. Ao final, portanto, todos puderam ser credenciados.

Neste momento, está em andamento a apresentação das defesas de cada uma das teses gerais inscritas. Ainda para hoje, estão previstos a apresentação das teses específicas, eleição da comissão eleitoral que conduzirá o processo das eleições da nova diretoria e do conselho fiscal da Fenajufe, o término do credenciamento dos suplentes, trabalho em grupo e reunião com os relatores dos grupos. O que não se sabe se o restante da noite será suficiente para tantas atividades. Gil Carlos, de Caeté (MG)

Fotos da mesa e da delegação mineira

 




Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags