Aconteceu nesse sábado (17/09), a segunda roda de debates “E quem controla o judiciário”, dessa vez o evento organizado pelo SITRAEMG também contou com a colaboração dos sindicatos dos servidores do Judiciário Estadual, Sinjus, Sejusmig e com o sindicato dos professores da rede municial de Belo-Horizonte, o Sindrede.
O evento, sediado no auditório do Hotel Dayrell, no centro de Belo Horizonte, começou cedo, às 8h da manhã, com o lançamento da cartilha contra o Auxílio-Moradia dos magistrados, de autoria do SITRAEMG. Os convidados receberam a cartilha enquanto era servido café da manhã. Após o café foi estabelecida a mesa de boas vindas, composta por diretores de cada uma das entidades sindicais organizadoras. O coordenador geral Igor Yagelovic representou o SITRAEMG na mesa.
A mesa seguinte foi composta André Augusto Salvador Bezerra, juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo, membro da Associação Juízes para a Democracia. O magistrado fez uma análise sobre a composição do Judiciário, constituído eminentemente por homens brancos, considerando como essa formação interfere nas decisões judiciais. A defensora pública do estado de Minas Gerais, Júnia Roman Carvalho, que falou sobre o comportamento do Judiciário quando instado a solucionar conflitos relacionados aos direitos humanos, e o advogado Pablo Bezerra Luciano, autor do pedido de impeachment do ministro do Supremo Luiz Fux, narrou a sua denúncia por crime de responsabilidade em razão da concessão monocrática do auxílio-moradia ao conjunto da magistratura brasileira. Infelizmente, o professor de filosofia do direito da UFMG, Thomas Bustamante, que também comporia a mesa, não pode participar do debate por problemas de saúde.
O debate foi filmado e você pode assisti-lo na integra no link abaixo: