Hoje, 25 de novembro é o dia latino-americano e caribenho pelo Fim da Violência contra a Mulher. Esta data, marcada por atos simultâneos em 130 países, tem o objetivo de incentivar a promoção de ações que estimulem um maior compromisso social por parte da sociedade e dos governos para prevenir, punir e erradicar a violência contra as mulheres e meninas de todo o mundo, seja essa violência de origem doméstica, – a mais visível – ou até mesmo a violência promovida a partir das políticas do próprio estado. Também neste dia o Movimento Mulheres em Luta lança nas ruas a campanha nacional contra a violência às mulheres.
Haverá atos nas cidades de São Paulo, São José dos Campos, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, São Luís, Curitiba, Aracaju e Belo Horizonte.
Na capital mineira , o dia será marcado por um ato público na Praça Sete, a partir das 17h. A manifestação está sendo construída de forma ampla por diversas entidades e movimentos sociais que reivindicam o direito das mulheres, como o Movimento Mulheres em Luta, Marcha das Vadias-BH, Negras Ativas, Movimento Pão e Rosas, Coletivo Frida Kahlo, Rede Feminista de Saúde, LER-QI, ANEL, Instituto Helena Greco de Direitos Humanos, Quilombo Raça e Classe e a Central Sindical e Popular Conlutas.