Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Homenagem aos 110 anos de Radamés Gnatalli na Fundação de Educação Artística

Compartilhe

Acontece neste domingo, 12 de junho, às 11h, na Sala Sergio Magnani da Fundação de Educação Artística (FEA) um concerto em homenagem aos 110 anos do maestro e compositor brasileiro Radamés Gnatalli, a apresentação contará com a presença do trio: Militza Franco e Souza (flauta), Celso Faria (violão) e Maurício Veloso (piano)

Radamés Gnattali (1906-1988), figura capital na música brasileira, será homenageado em concerto no dia 12 de junho, 11h, na Sala Sergio Magnani da Fundação de Educação Artística. O trio é formado por músicos de destacada atuação no cenário musical mineiro e nacional: Militza Franco e Souza, flautista com Graduação e Mestrado pela UFMG; Celso Faria, violonista também com Graduação e Mestrado pela UFMG; Maurício Veloso, professor da Escola de Música da UFMG, pianista com Graduação pela UFMG, Mestrado pela UFRJ e Doutorado pela Indiana University (EUA). Abaixo, seus currículos resumidos.

Dono de uma trajetória invulgar, ele foi compositor, maestro, pianista e arranjador, trabalhou como orquestrador na Rádio Nacional e na TV Globo. Radamés conciliava a música erudita – estreou tocando o Concerto nº 1 de Tchaikovsky em uma apresentação com orquestra dirigida pelo maestro Francisco Braga no Instituto Nacional de Música, no Rio de Janeiro – com a popular, encantado com a obra fronteiriça de Ernesto Nazareth, a quem chegou a conhecer quando se mudou para o Rio. Pianista de cinemas e teatros, depois de tocar em outras emissoras, Gnattali entrou para a Rádio Nacional na inauguração, em 1936, e atuou lá durante trinta anos, enquanto desenvolvia uma carreira de autor ligada à corrente erudita (sua Rapsódia Brasileira debutou em 1931), arranjador, intérprete e compositor de músicas populares (com o pseudônimo Vero).

A partir desta trajetória de trânsito entre o erudito e o popular surge essa homenagem aos 100 anos de nascimento do compositor: um recital que une três instrumentos dos mais populares no Brasil e especialmente apreciados por Gnattali – flauta, violão e piano. Gnattali, pianista de formação erudita, escreveu diversas obras para esses instrumentos, utilizando-se invariavelmente de uma linguagem que transita de forma hábil e criativa entre esses espaços tradicionalmente rotulados de erudito e popular mas que, na obra do compositor, tornam-se apenas facetas da mesma personalidade criativa, amalgamadas em um estilo rico e original.

Para esse recital foram selecionadas as obras Sonatina (Concertino) para Violão e PianoSonatina para Flauta e Violão e Sonatina em Ré Maior para Flauta e Piano, representativas da produção do compositor; para encerrar a apresentação escolheu-se Meu Amigo Radamés – composição de Tom Jobim, com arranjo de Hely F. Drummond (professor aposentado da Escola de Música da UFMG que, como Gnattali e Jobim, transitou sempre muito bem entre o erudito e o popular) para Flauta, Violão e Piano.

Programa

Radamés Gnattali (1906-1988)

Sonatina (Concertino) para Violão e Piano

Allegro moderato

Saudoso

Vivo

. Sonatina para Flauta e Violão

Cantando com simplicidade

Adagio

Movido

Sonata em Ré Maior para Flauta e Piano

Allegro moderato

Expressivo

Lembrando Pixinguinha [Allegro]

Tom Jobim (1927-1994) .Meu amigo Radamés

(arranjo para Flauta, Violão e Piano de Hely F. Drummond)

SERVIÇO

110 anos de Radamés Gnatalli

Concerto em homenagem ao maestro e compositor brasileiro com o trio Militza Franco e Souza (flauta), Celso Faria (violão) e Maurício Veloso (piano)

Data: Domingo, 12 de junho

Horário: 11h

Local: Sala Sergio Magnani, Fundação de Educação Artística – rua Gonçalves Dias, 320, Funcionários, Belo Horizonte

Entrada: R$20,00 (inteira), R$10,00 (meia)

Contato FEA: (31) 3226-6866 ou www.feabh.org.br ou facebook.com/fea.brasil

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags