1º de Maio: Dia Internacional do Trabalho

Compartilhe

O SITRAEMG cumprimenta todos os trabalhadores do Brasil – do serviço público e da iniciativa privada – pela garra com que enfrentam o labor do dia a dia e a sanha do patronato que, sejam governos, sejam empresários, em vez do reconhecimemento, insiste em nos brindar com a retirada de direitos e expropriação do nosso trabalho.
A toda nossa imensa classe, a homenagem do SITRAEMG e a mensagem para que nos mantenhamos sempre renovados e prontos para as lutas: Salários dignos! Redução da jornada sem redução de salário! Empregabilidade! Qualidade de vida no trabalho! Fim do assédio moral! Fim do trabalho escravo!
À luta, companheiros, e muitas outras!
Breve histórico
O Dia Internacional do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho. (Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho)

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags