“O CNJ aprovou a Resolução nº 351/2020 que institui a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do Poder Judiciário. // O Comitê de QVT em parceria com a Comissão de Conduta do CNJ está realizando o projeto CNJ contra o Assédio Moral. // Começamos em outubro com a pesquisa sobre os canais de denúncia e com uma reunião de sensibilização da alta administração para o projeto em tela. // Agora no mês de novembro iremos realizar campanhas educativas e um evento para os servidores. // Diante do exposto, temos a honra de convidar-lhe para palestrar sobre o Assédio Moral: Impactos na subjetividade e adoecimento do trabalhador no evento sobre Assédio Moral para Servidores do CNJ, evento online a ser realizado em 6 de novembro de 2020, das 16h30 às 17h30, pela plataforma virtual (…). // Sua fala seria de 30 minutos, contando o tempo para perguntas e interação com os participantes. // Solicitamos, por gentileza, confirmar a participação até o dia 4/11/2020”.
O texto acima é o conteúdo do convite encaminhado pelo Conselho Nacional de Justiça ao psicólogo Arthur Lobato (foto), responsável técnico pelo Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM) do SITRAEMG, através de Meg Gomes Martins de Ávila, Analista Judiciário-Psicóloga da Coordenadora do Comitê de Qualidade de Vida no Trabalho, Seção de Seleção e Gestão de Desempenho (SEGED), Secretaria de Gestão de Pessoas – SGP, do CNJ.
O psicólogo, é claro, aceitou prontamente o convite e irá participar, como palestrante, desse importante evento, que será realizado nesta sexta-feira (6/11), das 16h30 às 17h30. O Sindicato divulgará o link antecipadamente, caso o evento venha a ser transmitido pela TV Justiça ou canais do CNJ no Youtube ou Facebook.
Lobato está à frente do DSTCAM desde a criação do departamento, em 2015, oferecendo seus conhecimentos na área de saúde do trabalhador e assédio moral aos filiados do Sindicato e buscando dialogar com os setores correlatos dos tribunais para, juntos, buscarem atuar de maneira preventiva e, assim, evitar o adoecimento dos servidores. Ao longo de todo esse período, Lobato também tem proferido palestras sobre o tema nos diversos eventos de iniciativa do SITRAEMG e de outras instituições, no Brasil e no exterior.
Desde a criação do DSTCAM (todas as informações sobre o departamento: AQUI), o SITRAEMG tem sido referência nessa área de saúde do servidor e combate ao assédio moral.