SITRAEMG na mobilização em defesa da Bacia do Rio São Francisco

Compartilhe

O Diretor do SITRAEMG, Henrique Olegário Pachêco, juntamente com o sociólogo e historiador, Marcílio Rosa iniciaram nesta sexta-feira (20/05) uma série de visitas às entidades civis da Bacia do São Francisco pelo Vale do Urucuia. O objetivo é o de fortalecer os laços comuns na defesa da Bacia do Rio São Francisco.

A primeira reunião aconteceu no Vale do Urucuia, na Cidade de Riachinho – MG, com várias entidades associativas e sindicais. O coordenador do SITRAEMG deu a largada ao trabalho que vai seguir nos próximos dias, com intensas visitas e movimentações promovidas pelo Sindicato à várias cidades mineiras, especialmente as regiões ribeirinhas franciscanas ou de afluentes do rio maior.

O Diretor destacou a oportunidade de reverenciar Guimarães Rosa, que eternizou a região do noroeste mineiro em sua obra imortal, “Grande Sertão: Veredas”, na qual trouxe à luz, de forma poética esta região sertaneja, nomeada como terras dos catrumanos.

Nesse primeiro momento, o Diretor e o Sociólogo Marcílio levaram a mensagem do SITRAEMG de solidariedade à causa da defesa da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, explicando como funciona o Comitê respectivo. Em sua fala, Marcílio, ressaltou a importância do rio, destacando seus vários aspectos: histórico, político, cultural e econômico. Discorreu, ainda, sobre o conceito de bacia hidrográfica, em que propositalmente se distancia o personagem do objeto estudado, no caso, o Velho Chico, para ver de longe cada veia que o alimenta e daí aproximando-se novamente dar valor a cada encontro de águas, a cada comunidade ribeirinha, a cada ser humano que retira seu sustento dessa bacia, direta ou indiretamente.

Esse redirecionamento do olhar dá-se agora com o amparo e apoio de um dos maiores sindicatos do país, o SITRAEMG, atento à necessidade de acompanhar esse processo de mobilização social, juntando-se ao Comitê Gerenciador dessa Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, na defesa da vida, e no combate à pauta das inconsequentes e destruidoras ações das mineradoras neste país.

Estiveram presentes várias associações civis, além da Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS de Riachinho-MG, Senhora Vitoria, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais local, e as seguintes associações comunitárias rurais: Vale do Confins, Vale do Amendoim, Riacho Doce, Comunidade de Caio Martins – APAC , Santa Vitória, Logradouro I e Sem Terra do Bom Jesus.

Além das entidades presentes, as demais foram representadas pela Presidente do CMDRS. Todos se mostraram interessados em engrossar o coro junto ao Comitê, inscrevendo-se na entidade para juntos defenderem interesses comuns, com o apoio logístico do SITRAEMG e do CMDRS local.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags