Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Decreto em Belo Horizonte não muda trabalho presencial no TRT

Compartilhe

 

O decreto da Prefeitura de Belo Horizonte (Decreto 17.523/2021) determinando o fechamento de diversos ramos do comércio não alterou as normas vigentes no TRT mineiro para o trabalho presencial (Resolução Conjunta 223/2020) na capital.

Em reunião ocorrida na tarde desta sexta-feira (08) do Grupo de Trabalho para Planejamento do Retorno às Atividades Presenciais do Tribunal, foi ratificada a posição apresentada pela Corregedoria de seguir os indicadores do governo estadual, no monitoramento do plano Minas Consciente, e deixar de considerar os alertas das autoridades municipais. Eventual alteração será avaliada semana que vem, em função dos dados atualizados no monitoramento estadual.

O índice estadual, publicado na quinta-feira (07), indica o agravamento da situação em vários municípios do estado e mostra que 29 dos 67 municípios avaliados estão com nível de risco alto, mas mantém a capital com risco médio. Apenas 10 municípios aparecem com nível de risco baixo. O índice, diferente do utilizado pelas autoridades da capital mineira, leva em conta o levantamento da situação na semana anterior à publicação.

O coordenador executivo David Landau e o psicólogo Arthur Lobato, que é responsável técnico pelo Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM), participaram da reunião representando o SITRAEMG. Baseando-se no diagnóstico das autoridades municipais, Lobato disse que Belo Horizonte já está no vermelho, cor associada à situação de risco grave.

David Landau defendeu a posição da diretoria executiva de retorno ao teletrabalho em todo o Tribunal. Ele falou da apreensão da categoria e lembrou dos argumentos utilizados pelo infectologista Estevão Urbano, representante de comitê técnico ligado à prefeitura da capital. Ao falar do aumento na ocupação de leitos e UTIs, Urbano afirmou que a situação em Belo Horizonte chegou a um ponto insustentável e que há risco de pessoas morrerem sem médico e sem respirador.

VEJA TAMBÉM: Covid-19 pode configurar acidente de trabalho

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags