Conforme antecipado na semana passada, nesta segunda-feira, 2 de maio, Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, o SITRAEMG montou estrutura em frente aos principais prédios das Justiças Federal, do Trabalho e Eleitoral, em Belo Horizonte, para conversar com os servidores sobre a saúde e segurança do servidor e entregar-lhes um jornal especial sobre o assunto, produzido pelo Sindicato. O jornal aborda questões pertinentes ao tema tais como o assédio moral no serviço público, o adoecer do trabalhador no mundo globalizado, datas celebrativas do Dia do Trabalhador (1º de Maio) e do Dia de Combate ao Acidente de Trabalho (28 de abril), LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos e Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho) e situação da mulher e do negro no mundo do trabalho. A iniciativa tem por objetivo alertar o trabalhador para a necessidade de cuidar da sua saúde e da sua segurança no dia a dia de trabalho.
Nas tendas armadas nas portas dos tribunais e até mesmo em panfletagem feita nos locais de trabalho, o psicólogo Arthur Lobato e os coordenadores Célio Izidoro e Vilma Oliveira Lourenço, que integram o Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral do SITRAEMG, além do também coordenador do Sindicato Dirceu José dos Santos, dialogaram com os servidores e os aconselharam a ficar atentos à sua saúde e a denunciar os casos de assédio moral.
Definição de Assédio Moral
“Assédio moral e? uma conduta abusiva, intencional, frequente e repetida, que ocorre no ambiente de trabalho, e que visa diminuir, vexar, constranger, desqualificar e demolir psiquicamente um indivíduo ou um grupo, degradando as condic?o?es de trabalho, atingindo sua dignidade e colocando em risco sua integridade pessoal e profissional.” (Freitas, Heloani, Barreto)
Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral do SITRAEMG
O departamento foi criado pela atual Diretoria do SITRAEMG, gestão 2014/2017, e objetiva a construção de um programa de proteção à saúde e o resgate da dignidade dos trabalhadores do Judiciário Federal em Minas, contra o autoritarismo, a sobrecarga de trabalho e o combate ao assédio moral. Sua criação foi referendada pela categoria por ocasião do X Congresso Ordinário do SITRAEMG, realizado no período de 24 a 26 de abril, em Juiz de Fora. Coordenado pelo psicólogo Arthur Lobato, tem ainda como integrantes os coordenadores do Sindicato Célio Izidoro e Vilma Oliveira Lourenço e a filiada Rogéria Figueiredo.
Mais informações sobre o Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral do SITRAEMG: www.sitraemg.org.br. Telefone para agendamento: (31) 4501 1541 (secretária Danúbia). Como denunciar casos de assédio moral: denuncia.assedio@sitraemg.org.br
Panfletagem no TRT