O assédio moral é uma das mais difíceis questões a serem caracterizadas no ambiente de trabalho. Muitas vezes, ele ocorre de forma dissimulada, com atos, gestos e palavras que prejudicam o trabalhador, afetando sua autoestima e capacidade laboral.
O Sitraemg reconhece a gravidade desse problema e, por meio do Departamento de Saúde do Trabalhador e de Combate ao Assédio Moral (DSTCAM), oferece um serviço de acolhimento aos filiados(as) que se sintam vítimas de assédio moral ou discriminação nos tribunais federais de Minas Gerais.
Coordenado pelo psicólogo Arthur Lobato, o DSTCAM tem como objetivo apoiar e orientar os trabalhadores na identificação e enfrentamento do assédio moral. Além dele, a psicóloga Luciana Mara França Moreira também está à disposição para atender os filiados(as), oferecendo suporte emocional e orientações sobre como proceder diante dessa situação.
Os filiados que passarem por esse tipo de violência podem entrar em contato com o DSTCAM e agendar um atendimento personalizado. O acolhimento é uma forma de garantir que o servidor tenha o suporte necessário para enfrentar o problema e buscar soluções, tanto do ponto de vista psicológico quanto institucional.
Como agendar seu atendimento:
- WhatsApp: (31) 99637-5869
- Telefone: (31) 4501-1541
- E-mail: dstcam@sitraemg.org.br
O Sitraemg também vem solicitando aos tribunais a implementação de processos educativos e de prevenção, além da criação de canais de denúncia eficazes. A luta pela construção de ambientes de trabalho saudáveis e livres de assédio moral é uma prioridade do sindicato, que está sempre ao lado dos servidores do PJU de Minas Gerais.
Atenção! Se você está enfrentando ou presenciando uma situação de assédio moral no trabalho, não hesite em buscar ajuda.